Mais de 100 mulheres socialistas representando 20 municípios do Estado estiveram reunidas na manhã deste sábado(20) na Assembléia Legislativa em Encontro Estadual. Denominado Mulheres Socialistas em Ação o Encontro foi prestigiado pelo deputado Miki Breier e por dirigentes partidários da sigla, como o coordenador da Bancada Mário Bruck e o Secretário de Finanças Ayres Apolinário. O deputado Beto Albuquerque e Heitor Schuch estão em roteiro e enviaram representantes.
A vereadora Anabel Lorenzi, presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, fez uma relato sobre a história do movimento de mulheres do PSB, criado em 1998, e falou sobre os objetivos e metas para 2010, como o fortalecimento das candidaturas femininas para as eleições deste ano. “ Já estamos trabalhando para ter o maior número de mulheres compondo as nominatas a Assembléia e à Câmara Federal. É o nosso principal desafio.”
Miki ressaltou a importância da participação das mulheres nas nominatas para ocuparem espaços de poder. Também destacou as ações sociais importantes dos deputados socialistas , lembrando a aprovação do seu projeto aumentando o período de licença maternidade para seis meses e o do deputado Heitor que garante distribuição de protetor solar para aos agricultores e agricultoras.
Ao avaliar o governo do Estado Miki ponderou que, embora seja governado por uma mulher, falta à governadora a sensibilidade característica do pensamento feminino, tanto que em assuntos de cunho social não há ações concretas de parte do Governo e os números são alarmantes, por exemplo quanto à questão da educação e à saúde. “ O RS é o Estado que menos investe em educação infantil no Brasil; os alunos da rede pública são os que passam menos tempo em sala de aula e além disso, os salários dos professores são os menores do Brasil.” Com relação à saúde há outro dado concreto: enquanto a Constituição determina investimento de 12% do orçamento em saúde, o Rio Grande do Sul investe apenas 3,7%. “ Somos o último no ranking nacional em investimento em saúde”.
Representando a Direção Nacional, Mari Machado falou dos 100 anos de comemoração ao Dia Internacional da Mulheres. “ Comemoramos os avanços conquistados até aqui mas devemos ter a consciência da importância dos desafios que ainda se apresentam. Ainda temos muitos espaços a ocupar”. Nosso partido é a alaternativa para implantar as políticas públicas de que o Estado precisa para garantir a melhoria da qualidade de vida e o aumento do poder das mulheres.”
Fonte: http://www.psbrs.com.br/
segunda-feira, 22 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário